terça-feira, 25 de maio de 2010

Mapa do Analfabetismo no Brasil - INEP.

O Mapa do Analfabetismo no Brasil pretende subsidiar os poderes públicos na formulação das políticas educacionais, principalmente no que diz respeito ao combate ao analfabetismo. O INEP coloca este trabalho à disposição de todas as instâncias administrativas, para ampliar a reflexão sobre o tema, oferecendo, ainda, um acervo de dados para que o desenho dessas políticas possa ser orientado com informações precisas.

Vale ressaltar que o texto apresentado não pretende esgotar a análise sobre o analfabetismo no Brasil, suas causas e conseqüências. O exercício aqui elaborado trata-se de um esforço inicial de reflexão sobre os dados apresentados. O passo seguinte, e mais importante, é a formulação e implantação das políticas a partir do diagnóstico feito.

O Brasil é um país plural, com diferenças regionais e intra-regionais; assim sendo, toda política educacional deve considerar essas diferenças, se deseja atingir seus objetivos, ainda mais na área do combate ao analfabetismo, marcada por propostas salvacionistas há longa data e que geralmente fracassaram. Deve-se considerar, também, o nível de descentralização em que o sistema está organizado.


O INEP desenvolve um trabalho com os dados demográficos sobre a situação do analfabetismo no Brasil, considerando suas diferentes dimensões, em conjunto com os dados do Censo Escolar. O primeiro, levantado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); o segundo, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Constando, ainda, dados sobre o Índice de Desenvolvimento Humano, IDH, construído pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Tais informações foram agrupadas para todos os municípios do País, considerando a divisão político-administrativa do ano de 2000, permitindo, portanto, consulta individualizada.

Com este trabalho, o INEP espera estar contribuindo para que esse assunto entre, de fato, na agenda dos governadores, prefeitos, membros das Câmaras Legislativas, Secretarias de Educação, que ganhe o corpo e a alma dos educadores, para que possa, finalmente, ser uma página virada de nossa história.






2 comentários:

Jonhwell disse...

Acho que o anafalbetismo no brasil deve ser tratado com seriedade perante a nossos herdeiros. O governo age de maneira pifea em relação ao encontro com a grande massa popular que se encontra desprovida de cultura, nao encontra recursos em um capitalismo selvagem e extremamente burocrático para aqueles que não podem realçar sua opinião diante de tamanha desordem, mas é claro isso é só a minha opinião =D

conhecendo o passado disse...

Concordo com Jonhwell. Mas para que tudo mude, a mudança deve começar na cultura dos ricos, poderosos... que seriam aqueles que teria voz mais poderosa e poderiam agir de maneira a ajudar os mais pobres e não pensar apenas no que diz respeito a eles. "Meus filhos tem exelente educação, estudam em escola particular, fazem cursos de linguas. Possuem um futuro garantido e brilhante." Fácil né?! Queria ver se sentissem na pele o que é a dificuldade de ensino numa instituição pública. Mas também, se o povo se unir podem mudar muitas estatisticas. Não dizem que a união faz a força? Joguem os politicos, governantes, aqueles que são eleitos pelos nossos votos, na parede e pressionem para que mudem e façam algo pelo futuro de nossa educação. Como Jonhwell disse: é só a minha opinião. HeHe