terça-feira, 25 de maio de 2010

Brasil vai erradicar analfabetismo até o final da década, diz Haddad


Erradicação significa taxa menor que 4%, afirmou ministro da Educação.Índice atual é 10% para pessoas com 15 anos ou mais, segundo PNAD.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que o analfabetismo estará erradicado no Brasil até o final da década entre a população de 15 anos ou mais.

"Quero crer que vamos cumprir a meta de Dacar, que estabelece a redução de 50% do analfabetismo até 2015. Isso significa dizer levar a taxa pra 6,7% até 2015, o que nos permite prever que até o final da década o analfabetismo estará erradicado no Brasil. Erradicado entenda-se menos de 4% da população [analfabeta], o que a Unesco considerada um indicador aceitável", afirmou.
O índice atual está em 10% para esta faixa populacional, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Análise de Domicílios (PNAD) 2008, do IBGE.

Em setembro do ano passado, após a divulgação da PNAD, Haddad havia dito que, se a queda na taxa de analfabetismo se mantivesse semelhante à de 2008 (redução de 0,1% entre pessoas com 15 anos ou mais), a meta de 6,7% em 2015 poderia não ser atingida. Na época, o ministro classificou a redução como “um soluço indesejável” na série histórica.

No entanto, Haddad disse então que, se a média geral dos últimos anos fosse mantida, seria possível chegar a meta. “Se tomarmos este ano, não [dá]. Pela serie histórica, nós vamos cumprir. Teve ano que reduzimos 0,7%, 0,4%”, afirmou após a divulgação.

O ministro disse ainda que 75% dos participantes do Programa Brasil Alfabetizado que estão em sala de aula tem algum tipo de problema visual.

Haddad afirmou também que deve ser divulgado em junho um novo consolidado do Índice Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é uma das medidas utilizadas pelo Ministério da Educação para aferir a qualidade do ensino brasileiro. O atual Ideb nacional, de 2007, está em 4,2; a meta é chegar a 6 em 2022.





Fonte: G1.Brasil, Vestibular e Educação.

4 comentários:

Anônimo disse...

É fantastico como os políticos manipulam com palavras e a mídia dá enfase à citações que carecem de fundamento até pela forma como são ditas; refiro-mo à "ERRADICAÇÃO" do analfabetismo propagada pelo político citado no artigo. Ora, se erradicar é baixar o índice para 4%, então uma doença viral que não atinja 4% da população mundial (240 milhões de pessoas mais ou menos) então estaria erradicada e não deveríamos nos preocupar com isso. Mas penso que nem mesmo um resfriado comum atinja tanta gente ao mesmo tempo e nem por isso está erradicado.
É hora de repensarmos a forma como "engolimos" as informações políticas que são passadas pela mídia - televisiva principalmente -e comessarmos a entender melhor os fatos: o Analfabetismo no Brasil, com os números que são apresentados, certamente vai demorar a ser erradicado.

Anônimo disse...

Vamos corrigir o equívoco de português: onde se lê "comessarmos", leia-se "começarmos"

Unknown disse...

Gostei muito do teu blog devido ele falar de um assunto muito importante para o crescimento de nosso país!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.